5 técnicas de leitura que influenciam a aprendizagem | Blog Unigran Net

Você já chegou ao final de uma leitura e percebeu que não havia entendido nada daquilo que estava escrito? Isso pode acontecer por diversos motivos. No entanto, algumas técnicas de leitura podem ajudar a interpretar melhor os textos e absorver o máximo de informações.

Entre as razões que levam à incompreensão estão a falta de conhecimentos técnicos e a dificuldade com o vocabulário. Mas, um dos fatores que mais atrapalham a aprendizagem é a falta de atenção. Se sua cabeça está em outro lugar, você dificilmente compreenderá aquilo que está lendo.

A boa notícia é que essas dificuldades podem ser superadas. Afinal, a leitura é um exercício que, assim como uma atividade física, tende a melhorar com a prática. Sabendo disso, preparamos este post para apresentar a você algumas técnicas de leitura que melhorarão sua aprendizagem. Acompanhe!

Como funcionam as técnicas de leitura

As técnicas de leitura são práticas que contribuem para melhorar a assimilação dos conteúdos lidos. Esses métodos consistem, basicamente, em posicionar o leitor de forma ativa diante do texto.

Uma leitura passiva dificilmente produzirá bons resultados. Isso porque o leitor apenas recebe as informações de forma superficial, sem interagir nem pensar criticamente sobre o assunto.

Por outro lado, na leitura ativa, o leitor tem a oportunidade de dialogar com o texto. Isso pode ser feito por meio de perguntas, paráfrases, resumos e até ensinando o conteúdo aprendido. Dessa maneira, as técnicas de leitura auxiliam no processo de aquisição do conhecimento. Veja 5 práticas para melhorar sua aprendizagem:

1. Pense sobre o que você quer aprender

O primeiro passo para extrair o máximo de um texto começa antes de iniciar sua leitura. Pergunte-se o que você quer aprender e procure definir objetivos a serem alcançados com a interpretação do que está escrito.

Elaborar metas de forma clara e objetiva ajuda na compreensão da leitura. Isso porque, sabendo o que você busca no texto, sua atenção será direcionada a procurar as respostas para suas perguntas.

Ao final, observe se suas dúvidas foram respondidas. Avalie se você realmente aprendeu o que queria. Caso contrário, leia o texto novamente até atingir seus objetivos.

técnicas de leitura concentração

2. Identifique os pontos principais

Fazer resumos é uma das técnicas de leitura mais comuns, sobretudo na escola e na faculdade. Basicamente, trata-se de identificar os principais assuntos tratados no texto.

Observe se, ao final da leitura, você é capaz de pontuar os tópicos mais relevantes abordados pelo autor. Além disso, procure elaborar perguntas abertas sobre o que leu e tente respondê-las com base no texto.

Práticas assim ajudam a assimilar melhor as informações. Consequentemente, isso amplia a capacidade cognitiva do leitor, isto é, melhora o processo de aquisição do conhecimento.

3. Leia em voz alta

Ler em voz alta pode parecer uma prática estranha para algumas pessoas. No entanto, esta é uma das técnicas de leitura que mais ajudam a reter as informações de um texto.

A eficiência dessa prática foi comprovada por um estudo realizado pela Universidade de Waterloo, no Canadá. A pesquisa comparou a leitura silenciosa com a leitura em voz alta, em testes feitos com 95 voluntários.

A conclusão foi que ler em voz alta ajuda a memorizar melhor as informações. Isso porque, segundo os autores, ler, falar e se ouvir ao mesmo tempo contribui para fixar as palavras na memória de longo prazo.

4. Faça anotações, grife e sublinhe

Os grifos são muito úteis para destacar as informações mais relevantes do texto. Desta maneira, fica mais fácil de voltar à leitura de trechos específicos, seja para buscar uma resposta ou para reler algo que não tenha ficado muito claro. Além disso, os grifos podem ajudar a identificar os pontos principais, como mencionado no item 2.

As anotações, por sua vez, servem para acrescentar informações que ajudam na compreensão do texto. Isso inclui desde o significado de uma palavra que você precisou de buscar no dicionário até algum insight que teve durante a leitura.

Você também pode usar as anotações para resumir ideias importantes do texto. Concentre-se em elaborar paráfrases, ou seja, escrever com suas palavras o que o autor diz em determinado trecho. Desta maneira, fica muito mais fácil de assimilar as informações lidas.

técnicas de leitura grifar texto

5. Explique o que leu para outra pessoa

Você consegue explicar, com suas palavras, o que acabou de ler? Esta é uma das técnicas de leitura mais eficientes. A prática consiste em ensinar o que você aprendeu com a leitura e pode ser feita de duas formas.

Uma das alternativas é a auto-explicação. Nesse caso, o leitor explica o assunto para si mesmo, em voz alta. Mas o mais interessante é tentar ensinar o conteúdo a outra pessoa. Pode ser a um amigo, namorado, irmão ou até a seus pais. Melhor ainda se você tiver um parceiro de estudos. Assim, um ajuda o outro a aprender a matéria.

Essa técnica funciona porque obriga o leitor a assimilar ideias e construir seu próprio raciocínio para falar sobre o assunto. Mas, se você não conseguir ensinar o que aprendeu, talvez tenha de reler o texto.

Alfabetização e letramento

Já pensou em ensinar essas e outras técnicas de leitura às pessoas? Tais métodos são muito úteis durante o processo de letramento. Enquanto a alfabetização consiste na aprendizagem da leitura e da escrita, o letramento desenvolve o uso competente da linguagem.

A Unigran Net oferece o curso perfeito para quem se interessa pelo assunto. Clique aqui e saiba mais sobre a pós-graduação em Alfabetização e Letramento Literário.


Postagens Relacionadas