Crowdsourcing: o modelo colaborativo do século | Blog Unigran Net

Antes de mais nada, é importante saber que o Crowdsourcing é o modelo colaborativo do século. Sabendo disso, é importante estar ciente que este pode ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados agora e no futuro. Se você ainda não conhece essa ferramenta, fique atento! 

Empresas e organizações têm se beneficiado utilizando o Crowdsourcing em busca de soluções e inovação. Mas é importante não confundir o Crowdsourcing com o Crowdfunding!

Apesar de ambos os termos estarem ligados às redes e mídias digitais, o Crowdfunding é uma ferramenta voltada para a arrecadação coletiva de recursos, enquanto o Crowdsourcing é um modelo coletivo de produção, inovação e soluções.

No post de hoje, vamos explicar qual exatamente é o conceito deste modelo colaborativo, como aplicá-lo e como ele pode beneficiar o trabalho em equipe. Confira!

O que é o Crowdsourcing?

O conceito de Crowdsourcing começou a ser utilizado em 2006. A junção das palavras do inglês crowd (multidão) e outsourcing (terceirização) gerou o termo Crowdsourcing.

Pessoas trabalhando juntas e compartilhando conhecimento. (Fonte: Brava Training)

Este, então, passou a ser empregado para indicar uma nova forma de interação social. Assentada especificamente na construção e colaboração coletiva em busca de inovação e soluções.

Dessa forma, poderíamos dizer que o Crowdsourcing trata-se de um modelo para agrupar conhecimentos coletivos. Essa colaboração pode promover diversas pautas, problemas e questões do dia a dia, sejam eles de empresas, ONG’s, organizações da sociedade, etc.

Essa aplicação vem substituindo a terceirização tradicional. Ou seja, ao invés de contratar uma empresa especializada para realizar um certo tipo de serviço ou solução, a proposta do Crowdsourcing é viabilizar esses serviços e soluções de forma mais colaborativa.

Isso pode ser feito tanto internamente, buscando as soluções coletivamente dentro da própria organização ou empresa, quanto externamente. Na segunda opção, encontra-se por meio de plataformas online colaborativamente, propostas, ideias e soluções. Por isso, a internet exerce um papel fundamental para o sucesso do Crowdsourcing.

Veja abaixo quais são as formas mais comuns de se aplicar o Crowdsourcing.

Como aplicar o Crowdsourcing?

Concursos

Muitas empresas promovem concursos para que a comunidade em geral possa dar sua contribuição na busca pela inovação ou solução de algum problema.

Os concursos podem ser realizados para a criação de uma nova identidade visual tanto para um produto como para detecção de falhas, otimização de recursos, entre muitas outras questões.

Basicamente, cria-se um concurso para que o máximo de pessoas possam contribuir e para premiar as melhores ideias e propostas.

Talentos

Da mesma forma de aplicação dos concursos, a busca por talentos é uma forma prática de encontrar um profissional talentoso e qualificado para trabalhar em um problema, solução ou tarefa em particular.

Ao anunciar a busca por talentos com qualidades e habilidades específicas, e oferecendo boas gratificações, empresas têm conseguido, com mais facilidade, encontrar os profissionais que melhor se encaixam nas suas necessidades.

Modelo colaborativo. (Fonte: Strategyex)

Produção colaborativa ou comunitária

Muitas empresas e plataformas têm sido criadas com a proposta de produção colaborativa ou comunitária. Existem alguns bons exemplos práticos, como o aplicativo de rotas de trânsito “Waze”.

O Waze funciona de forma totalmente colaborativa. Isso quer dizer que quanto mais usuários utilizando o aplicativo e compartilhando informações, melhores e mais precisas serão as informações transmitidas aos demais usuários.

Além disso, outras grandes empresas, conhecidas internacionalmente, como YouTube, Netflix e até as tradicionais Coca-Cola e McDonald’s já aplicaram esse método com sucesso.

Hoje, também é possível encontrar plataformas colaborativas nas quais pessoas que buscam profissionais e soluções. Além disso, profissionais que oferecem serviços afins podem se conectar e negociar.

Veja agora quais os principais benefícios do uso do Crowdsourcing para a sua equipe de trabalho.

Quais os benefícios do Crowdsourcing?

Independente do tamanho e porte, qualquer empresa pode se beneficiar da aplicação do Crowdsourcing. Entre as principais vantagens para a equipe de trabalho em adorar esse modelo, destacamos:

  • Facilidade em obter ideias novas e diferenciadas;
  • Baixo custo quando comparado à terceirização tradicional;
  • Engajamento e fidelização de profissionais e clientes;
  • Favorecimento à troca de experiências e incentivo à inovação profissional;
  • Rapidez, excelência e segurança nas soluções e propostas encontradas.

O Crowdsourcing é definitivamente o modelo colaborativo mais avançado que temos atualmente. No entanto, para chegarmos até ele foram necessários muitos anos de desenvolvimento e pesquisa de profissionais dedicados à área de recursos humanos.

Se você busca esse tipo de sucesso na sua carreira, o segredo é não parar de estudar! Então, pesquise e conheça mais sobre os cursos que podem ser do seu interesse, como a graduação em Gestão de Recursos Humanos da Unigran Net. Acesse nossa página e obtenha agora as informações que você precisa!


Postagens Relacionadas