Como montar uma boa equipe de trabalho? | Blog Unigran Net

No atual mundo dos negócios, a globalização impõe um ritmo implacável para se conseguir resultados no curtíssimo prazo. Deste modo, o empreendedor percebe que não pode fazer tudo sozinho, precisando contar com uma equipe de trabalho capaz e proativa.

No entanto, nem sempre ele consegue gerar este tipo de unidade, conferindo para si próprio uma tremenda dor de cabeça (e prejuízos financeiros, na maioria das vezes).

Mas, a pergunta que não quer calar: como montar uma boa equipe? O primeiro passo para conseguirmos elucidar esta questão é entender o funcionário como capital humano, e não apenas uma simples peça na engrenagem da empresa.

Aprofundando este prisma, estabelecemos 7 pontos necessários para criar e gerir uma equipe de sucesso. Confira:

1 – Construa uma cultura organizacional

equipe debatendo ideiasVincular a equipe com os conceitos de visão, missão e valores da organização são essenciais para criar uma união com a empresa. Garantindo assim que se tenha um ajuste fino benéfico para o alcance dos objetivos pautados.

Por isso, foque prioritariamente em estruturar uma cultura que dê privilégio a inovação e o debate saudável de ideias e propostas. Que agreguem verdadeiramente valor para a equipe e, por consequência, para a empresa.

2 – Busque a motivação constante dentro da equipe

Neste ponto, podemos desdobrar a motivação em 3 pontos:

– Autonomia (delegue tarefas e confie na capacidade da equipe em cumpri-las);

– Propósito (mostre a equipe que estão trabalhando por algo maior);

– Maestria (cada um tem uma habilidade única, que deve ser levada em conta).

E como diz o ditado popular: o dinheiro compra pão, não gratidão. Lembre-se disto na hora de motivar sua equipe.

espírito de equipe3 – Forneça feedbacks constantes e claros

Sempre elogie seus colaboradores quando acertam ou cumprem uma determinada meta ou objetivo. Por outro lado, em caso de erros, procure dar uma resposta privada, com detalhes sobre o que o integrante da equipe fez de errado. Isto dará a segurança necessária para que ele entenda e que não incorra novamente na falha.

4 – Integre a análise do perfil profissional com pessoal

Uma das grandes e mais sensíveis falhas na hora de montar equipes é a de se observar separadamente os perfis profissional e pessoal do funcionário. Afinal, de nada adianta chamar para uma equipe de vendas, por exemplo, alguém muito capacitado academicamente, mas que seja extremamente tímido. Isto certamente será contraproducente para o time, que necessita de tipos mais comunicativos para atingir os objetivos pertinentes a vendas.

5- Bom clima organizacional é vital

Prezar por um ambiente de trabalho saudável e pautado pela ética é, além de obrigação, um ponto chave para a criação de uma boa equipe de trabalho. Por isso, crie um manual de boas práticas, e recompense quem segue a riscas todos os passos impostos por este mesmo manual.

6 – Trabalhe o líder e o conceito de liderança na equipe

equipe de trabalhoAqui, temos duas vertentes importantes. A primeira é a de que uma boa equipe precisa de um bom líder. Por isso, é necessário a capacitação constante e sistêmica deste, fornecendo todo o suporte necessário para sua franca evolução. A outra vertente é trabalhar a liderança em toda a equipe. Isto ajudará a criar agentes mais autônomos e eficazes nas tarefas propostas, auxiliando a geração de novos líderes para o futuro.

7 – Faça processos seletivos pensando “fora da caixa”

O processo seletivo não precisa ser algo engessado e mecanizado. Ou seja, se for um perfil criativo ou mais analítico, o recrutamento vai se moldando conforme o objetivo proposto.

Outro ponto interessante é o foco na diversidade. Garanta que a equipe tenha perfis diferentes, porém complementares positivamente para o time.

Uma dica é a realização de um processo de seleção chamado “às cegas”. Neste, apenas na etapa final se revelam as características fisiológicas dos candidatos. Assim, impede-se a escolha por motivos subjetivos, focando apenas na aptidão e capacidade do candidato.

E por falar em processos seletivos, a Unigran Net oferece o curso de Recursos Humanos. Em apenas quatro semestres, você terá o conhecimento necessário para não apenas para construir equipes de sucesso, como também entender e implantar os principais modelos de gestão de pessoas nas organizações. Conheça mais detalhes e garanta sua vaga!


Postagens Relacionadas