Qual a diferença entre arte e design? | Blog Unigran Net

A diferença entre arte e design pode ser clara e, ao mesmo tempo, nebulosa. Em muitos casos, as duas áreas se sobrepõem e também estão intrinsecamente interligadas. Então, quais são as diferenças?

Durante o processo de produção publicitária, a junção da praticidade e da beleza são fundamentais nas atividades de design. Apesar da separação e das diferenças gerais, os dois têm pontos em comum. Um artista também pode ser um designer.

Por exemplo, Leonardo Da Vinci, um grande ícone na Renascença, não era apenas um pintor, mas também um escultor, arquiteto, meteorologista, físico.

No entanto, com as divisões de trabalho e do currículo acadêmico no mundo atual, a arte e o design começam a ter seus limites mais delimitados.

Pensando nisso, neste artigo, você irá conhecer as principais diferenças entre os dois segmentos e a sua importância para a produção publicitária. Acompanhe a seguir.

Quais as diferenças entre arte e design?

Se arte e design forem tratados como linguagens diferentes e se olharmos para o vocabulário de cada uma, o design é mais limitado se comparado a arte. Isso porque, este se concentra mais na questão da usabilidade e aplicabilidade.

Por sua vez, a arte procura descobrir quais ideias precisam ser expressas. Não há limites ou tabus, e seu assunto nem precisa ter um significado específico. Ou seja, a arte precisa de uma interpretação subjetiva e o design é objetivo com interpretação direta que, muitas vezes, leva à venda de um produto ou ao desenvolvimento de um serviço.

Dessa forma, o design está resolvendo um problema e a arte está levantando uma questão. Um precisa de uma aceitação coletiva, enquanto outro só precisa de aprovação interna. O design é um ato de empatia, já a arte é um ato de liberdade.

Qual o perfil dos criadores?

Muitas vezes, artistas nascem com talentos inatos. Mas, naturalmente, os estudos de desenho, pintura e escultura, desde tenra idade, ajudam a desenvolver habilidades.

Em comparação, o design é um tipo de habilidade que pode ser ensinada e aprendida. É possível aprender do zero e se tornar um grande designer e expoente da área.

designInúmeros designers respeitáveis são famosos por seus estilos concisos. Eles usam cores e materiais simples, mas dão mais ênfase ao tamanho ou layout. Dominar essas habilidades é fácil para qualquer pessoa.

Inclusive, alguns designers gostariam de se tornar artistas porque criam produtos visualmente atraentes, algo que eles ficariam orgulhosos se alguém pudesse pendurar na parede e admirar seus trabalhos.

A finalidade da arte e do design

Os artistas não precisam e não devem levar em consideração as situações subsequentes de seus trabalhos artísticos ao iniciarem sua criação.

noite estreladaPor exemplo, Van Gogh não teve o dinheiro como seu principal objetivo, embora ele também esperasse obter um bom preço por suas pinturas. Caso contrário, ele poderia seguir a moda da época e pintar alguns retratos, algo mais economicamente viável.

Em comparação, existem pessoas investindo no processo de design. Os designers devem levar em consideração que seus projetos precisam trazer lucros para seus contratantes e que seus trabalhos sejam aceitos pelo consumidor final.

Nessas atividades, os clientes vêm em primeiro lugar, os designers em segundo. Portanto, o que ele precisa entregar não deve ser o seu desejo subjetivo. E sim os objetivos comerciais e a direção estética exigida pelo usuário. Portanto, os projetos de design podem ser um fracasso quando as metas não são atingidas.

Com isso, arte e design estão relacionados entre si, de uma maneira geral. No entanto, não são idênticos. Apesar de, ambos serem essenciais para a cultura e o progresso da humanidade.

Se você gosta de fornecer soluções para problemas, em vez de fazer perguntas, então provavelmente pode ter vocação para o design. Já se é o oposto, provavelmente você tem mais inclinação para as artes.

E você, ficou interessado em trabalhar com arte e design na produção publicitária? Já pensou em fazer uma graduação em Produção Publicitária? Visite nosso site e saiba mais sobre este curso!


Postagens Relacionadas