Marketing ou Produção Publicitária: qual fazer? | Blog Unigran Net

Quando surge a palavra Marketing, muitas pessoas imediatamente ligam o segmento a Produção Publicitária. A associação é correta, porém, é importante lembrar que o marketing não é limitado somente a esta área.

Por isso, nesse post vamos abordar as diferenças e semelhanças que existem entre elas. Acompanhe!

Definição de marketing

O marketing envolve todas as áreas da empresa, especialmente as ligadas ao foco de gestão e objetivos atuais e futuros da corporação.

Produção Publicitária unigran netSegundo o dicionário, Marketing é a estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores.

Em outras palavras, o Marketing é uma troca. Empresas e clientes em uma relação de troca comercial. Mas, como a empresa se comprova adequada para determinado cliente? Através de pesquisas de mercado, designs, campanhas publicitárias, marketing digital, atendimentos, pós-venda, etc. É nesse momento que encontramos o Marketing.

Como funciona o Marketing?

Desde a definição dos produtos e serviços até a satisfação do cliente final, o marketing está presente.

Na área de engenharia e produção, no caso das indústrias, o Marketing é o responsável pelo estudo de viabilidade de venda dos produtos a serem lançados.

Já no caso das empresas comerciais e de serviços, este é o responsável pelos estudos dos segmentos e público-alvo, no qual os produtos e/ou serviços serão destinados, entre outros. Também é o responsável pela divulgação e estratégias para que estes produtos e serviços cheguem ao conhecimento do consumidor.

Isto também faz com que o marketing esteja ligado à área de custos. E, consequentemente, participe da área financeira e comercial das empresas – mesmo que de uma forma mais indireta – , interfira ativamente na composição dos custos e preços finais.

Ele está por trás de todos os setores. Normalmente apresentando alternativas e formas para que produtos e serviços sejam vendidos ao melhor preço e na maior quantidade possível.

É importante lembrar que o marketing não trabalha sozinho. Isso porque, este necessita de uma visão ampla do mercado, atendendo e definindo estratégias para o alcance dos objetivos da corporação.

O Marketing divide-se em especializações que participam da movimentação do comércio mundial.

Qual a relação entre o Marketing e a Produção Publicitária?

A Produção Publicitária faz parte do marketing, ou seja, é uma das áreas que atua dentro desse segmento.

Como vimos, após os estudos, avaliações, pesquisas de mercado e definições finais sobre um produto ou serviço, a área de marketing define as estratégias de divulgação. São inúmeros os canais para atingir esse objetivo e a área de marketing define aqueles que melhor atingirão o público na qual o produto/serviço está destinado.

Podem ser por meio do marketing digital, anúncios em jornais, revistas, rádios, televisão aberta ou fechada, outdoors, feiras e todas as possibilidades de mídias na internet.

A partir dessas definições entram os profissionais especialistas em produção publicitária.

Como funciona a Produção Publicitária?

Produção Publicitária revistasO profissional de Produção Publicitária precisa conhecer a mídia que será utilizada para a publicação definidas como estratégia de Marketing. Afinal, este deve conhecer o formato, linguagem e modelo proposto para a divulgação dos produtos ou serviços.

Portanto, uma das funções do profissional, é estar atualizado sobre os gostos e hábitos de determinado público, para desenvolver a peça publicitária com qualidade e atingir as pessoas corretas.

O dinamismo, a criatividade, a capacidade de percepção e o bom gosto também fazem parte das características do produtor publicitário.

Então, existe sintonia entre as áreas e os profissionais?

Sim! O marketing sem a produção publicitária é ineficiente e a produção publicitária sem o marketing não existe.São duas atividades diferentes, no entanto fortemente ligadas entre si.

O profissional de marketing tem a visão macro dos projetos e precisa conhecer os melhores meios de comunicação que possam levar ao sucesso o lançamento de algum produto, dentro de um orçamento, por exemplo.

Já o profissional envolvido com a produção publicitária, precisa dominar técnicas e ferramentas para que as definições do marketing possam ser colocadas em prática com qualidade. Além de atingir os objetivos e o gosto dos consumidores.

Em palavras claras: O Marketing trabalha no desenvolvimento de estratégias para a empresa. Enquanto a Produção Publicitária cria os materiais de divulgação para meios digitais e físicos, complementando o planejamento realizado pelo Marketing.

As duas áreas são promissoras?

A competição e a profissionalização das empresas abrem, a cada dia, mais oportunidades para os profissionais ligados ao Marketing e a Produção Publicitária.

A internet trouxe ainda mais necessidades. Especialistas em marketing para os meios digitais, mídias sociais, estão se transformando em profissionais altamente requisitados.

O mundo globalizado, também contribui para novos momentos. E, sem dúvida, tanto o Marketing como a Produção Publicitária são excelentes opções para uma formação acadêmica.

A Unigran Net oferece ao mercado, por meio de cursos superiores de extrema qualidade e com conteúdos riquíssimos, a oportunidade de ser um profissional de Produção Publicitária, área que não para de crescer.

Conheça mais a respeito, conhecendo nosso curso de Produção Publicitária.


Postagens Relacionadas