Os 7 tipos de aprendizagem: descubra o seu | Blog Unigran Net

Você sabia que existem diferentes tipos de aprendizagem? Isso significa que cada pessoa tem sua própria forma de absorver informações. O fato é que nem todo mundo aprende as coisas do mesmo jeito.

Por isso, quem lida com crianças deve saber que nem todas terão o mesmo desempenho em todas as atividades.

Um estudo feito em 1990, pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, da Universidade de Harvard, já mostrou isso. Segundo ele, existem pelo menos 7 tipos de aprendizagem diferentes!

É por isso que, às vezes, o modelo de estudo que funciona para uma pessoa não funciona igualmente para outra. Isso não quer dizer que uma das duas é mais inteligente. Na verdade, elas apenas têm tipos de aprendizagem diferentes.

Afinal, quais são os tipos de aprendizagem?

Não existe um tipo de inteligência melhor ou pior que o outro. Cada um tem seu valor e, por isso, as pessoas são tão diferentes, cada qual com suas habilidades.

Neste artigo, você conhecerá os 7 tipos de aprendizagem, listados aqui em ordem alfabética. Dessa forma, saberá que tipo de pessoa se encaixa em cada um deles.

1. Corporal-cinestésica

Essa é a inteligência que move os atletas, dançarinos e todos capazes de fazer coisas incríveis com o próprio corpo. Até os cirurgiões estão inclusos, porque são capazes de movimentos muito precisos com suas mãos.

Esse pode ser o tipo de aprendizagem de quem tem uma ótima coordenação corporal, reflexos apurados e movimentos precisos. Nesse caso, a aprendizagem funciona melhor com tarefas práticas, construções e atividades físicas.

2. Espacial

Esse tipo de aprendizagem está ligado à percepção visual. Cineastas, arquitetos e até pilotos de avião costumam ter essa inteligência. As pessoas com esse tipo de aprendizagem têm facilidade no reconhecimento de formas e objetos.

Para identificar essa inteligência, observe se a pessoa tem um olhar atento, capaz de perceber detalhes. Verifique se é capaz de registrar e projetar imagens mentais. Pessoas assim aprendem melhor com a visualização de gráficos, organogramas e esquemas.

3. Interpessoal

A inteligência interpessoal está ligada à capacidade de interagir e lidar com pessoas. Quem possui essas habilidades tem capacidade de ensinar e liderar. Por isso, ocupam posições como gestores e professores.

Para pessoas com esse tipo de inteligência, a melhor forma de aprender é com os estudos e trabalhos em grupo.

4. Intrapessoal

A inteligência intrapessoal é a habilidade de conhecer e compreender a si mesmo. Pessoas assim costumam ser mais reservadas. Apesar disso, tendem a compreender os sentimentos e emoções de outras pessoas, como os psicólogos.

Quem se identifica com esse tipo de aprendizagem, terá melhor desempenho em atividades individuais. Seus estudos e pesquisas devem ser totalmente focados em seu próprio aprendizado.

5. Linguística

Essa é a inteligência encontrada em escritores, jornalistas, publicitários, comunicadores e professores. Trata-se da capacidade de usar a linguagem na transmissão de ideias, de forma escrita ou oral.

Quem possui esse tipo de aprendizagem tem facilidade com línguas estrangeiras. Além disso, é capaz de se expressar muito bem pela fala ou escrita.

Seu aprendizado funciona melhor com a leitura e produção de textos, como resenhas e resumos. Explicar a matéria para si mesmo ou para a turma também é uma ótima forma aprender.

6. Lógico-matemática

Esta habilidade está presente em matemáticos, físicos e programadores de softwares. Trata-se da capacidade de identificar padrões lógicos em linhas de raciocínio. Portanto, este tipo de aprendizagem está ligado, principalmente, aos números.

Essa é a inteligência de quem é capaz de desenvolver raciocínios lógicos e encontrar facilmente a solução para problemas. Assim, a melhor forma de aprender é por meio da resolução de problemas, classificações, tabelas e gráficos.

7. Musical

Como o próprio nome sugere, este é o tipo de aprendizagem encontrada nos músicos e poetas. Está ligada à capacidade de produzir sons e ritmos com instrumentos e palavras.

Esta é a inteligência de quem decora facilmente letras de músicas e tem facilidade com instrumentos musicais. Pessoas assim absorverão melhor o conteúdo estudado por meio de melodias e ritmos.

Posso ter mais de um tipo de aprendizagem?

Segundo Gardner, sim. A pesquisa feita pelo psicólogo concluiu que todos possuem os 7 tipos de aprendizagem. No entanto, a maioria das pessoas têm, no máximo, dois deles bem desenvolvidos.

Uma ciência que busca compreender essas habilidades é a Pedagogia. Afinal, os profissionais dessa área lidam diariamente com a aprendizagem. O curso pode ser feito à distância pela Unigran Net com uma mensalidade bastante acessível. Clique aqui para saber mais.

E quem já possui outra graduação, pode concluir o curso em até um ano! Para saber mais sobre a Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior, clique aqui.



Postagens Relacionadas