Edtech: como utilizar a tecnologia a favor da aprendizagem? | Blog Unigran Net

Conhecido como ensino do futuro, o modelo de educação de Edtech é utilizado em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. As startups de tecnologia voltadas para educação podem ser encontradas em amplos formatos, desde as mais específicas até as mais ampliadas.

Apreciada no mercado, a expectativa é que essas startups tornem-se cada vez mais relevantes para a educação nos próximos anos. Por isso, separamos algumas informações que vão ajudar a utilizar a tecnologia na educação da melhor forma, aprimorando o processo de aprendizagem. Continue neste artigo para conferir!

Afinal, o que é uma Edtech?

A definição de Edtech vem da união das palavras “educação” e “tecnologia” em inglês. Consiste na utilização da tecnologia sob o formato de ferramentas para aperfeiçoar o aprendizado. Trata-se de uma tendência de mercado educacional que busca inovar suas metodologias por meio de recursos tecnológicos.

Tais ferramentas podem ser aplicativos, cursos online, plataformas de ensino, inteligência artificial, realidade virtual aumentada, automação e outras. Sendo assim, cada vez mais comum encontrar professores que recorrem ao uso da tecnologia em sala de aula. Os profissionais utilizam materiais como videoaulas e games interativos para enriquecer o processo ensino-aprendizado.

No entanto, também é comum encontrar profissionais que não estejam capacitados para utilizar tais ferramentas. Ou até que não recebam o apoio da instituição para utilizá-lo.

Como surgiram as startups focadas em educação por meio da tecnologia?

As Edtech surgiram no Brasil adaptando e reinventando ferramentas já utilizadas em outros países, com a intenção de suprir as insuficiências educacionais brasileiras.

Com rápido crescimento, essas novas empresas foram fundadas em sua maioria por jovens adultos. Sendo que, há quase 10 anos atingem milhões de pessoas que estão em busca de conhecimento de forma facilitada.

Qual é o objetivo da tecnologia na educação?

O objetivo da Edtech é facilitar o ensino e aprendizado. Possibilitando melhor desempenho de alunos por meio da utilização e gestão de métodos, e recursos tecnológicos adequados.

É uma alternativa para que todas pessoas, independente de idade e condições econômicas, tenham oportunidade de obter conhecimento em ambiente motivador e avançado.

Quais os benefícios oferecidos para o desempenho dos alunos?

O uso da tecnologia na educação traz inúmeras ferramentas digitais que geram benefícios e auxiliam no desempenho dos alunos. Conheça alguns deles:

Acelera atividades diárias

Utilizar ferramentas tecnológicas nas escolas pode auxiliar na complementação de atividades desenvolvidas diariamente pelos alunos e professores, seja na comunicação ou em pesquisas didáticas. Sendo capaz de proporcionar novas alternativas para o ensino e contribuir com a aprendizagem.

edtech unigran netEstimula a curiosidade

A tecnologia proporciona maior interesse nos alunos, despertando uma nova maneira de raciocinar, comunicar, estudar, aprender, e ajudar os outros.

Ao receber o conteúdo de aprendizagem de forma dinâmica e atraente, o aluno mostra maior interesse e busca novas maneiras de solucionar os problemas apresentados na aula.

Aproxima alunos e professores

A tecnologia na educação aproxima alunos e professores. Afinal, ambos estão em constante aprendizado. A conexão entre pessoas de todas idades e classes sociais acontece por esse laço que os conecta, diminuindo a exclusão digital.

Cria comunicação direta

Considerando que, a Edtech ajuda a construir uma comunicação direta, clara e universal, aproximando pessoas, a comunicação também se torna mais fácil com o uso da tecnologia. Seja para enviar atividades, recados aos pais, ou detalhar o histórico escolar do aluno.

Como a Edtech auxilia a educação à distância?

Com o auxílio da tecnologia a educação rompeu barreiras, permitindo que pessoas em diferentes locais possam interagir e habitar os mesmos espaços. Desde que estes estejam conectados, como acontece na graduação por meio do ensino à distância.

edtech unigran netEssa realidade cria também novas oportunidades para complementar os conhecimentos adquiridos nas escolas. Além disso, é possível ensinar outras áreas ainda não abordadas, como cursos técnicos e cursos de línguas.

É possível que o aluno compartilhe as experiências de outros participantes trocando informações, conhecimentos, desenvolvendo relações e tornando-se consciente de suas necessidades e interesses pela aprendizagem.

Além de complementar os conhecimentos em sala de aula, a Edtech permitiu a construção de pontes que facilitam o acesso à informação e ensino. Assim melhorando as formas de aprendizagem e ramificando os meios para o conhecimento.

Quer saber mais sobre o ensino à distância que a tecnologia na educação proporciona? Então, conheça o curso de graduação em Pedagogia!


Postagens Relacionadas