Pantone Living Coral: a cor de 2019! | Blog Unigran Net

Cada vez mais as cores ganham importância nas decisões de marketing e negócios. Afinal, por meio dela, podemos influenciar intenções e comportamentos de uma pessoa. A Pantone sabe disso como ninguém e, desde 1999 , lança a sua Cor do Ano.

pantone living coral

Em termos práticos, trata-se de uma tonalidade de cor colocada como tendência anual para o mercado.

Em 2019, a escolhida foi a Living Coral 16-1546 (ou Living Coral, para os mais íntimos). Mas quais são as principais características dessa cor? Com a palavra, a diretora executiva da Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman:

“Cor é esta lente que equaliza as experiências das duas realidades, digital e natural, o que é mais verdadeiro ainda para Living Coral. Consumidores que anseiam por interações humanas e conectividade social, encontram nas qualidades humanas e agradáveis da convivial PANTONE Living Coral, uma resposta perfeita.”

Leatrice Eiseman – Diretora Executiva do Pantone Color Institute

A Living Coral procura inicialmente oferecer uma atmosfera de certa forma vibrante, que é presente em tons similares. Por outro lado, possuindo uma inspiração marinha, agrega um aspecto mais suave e sensível, sobretudo pelo tom escolhido.

Além disso, outra característica desta cor foi devidamente explicada pela diretora: a união do Digital com o Natural. Esta abordagem única já faz com que a Living Coral seja considerada a queridinha dos designers e estilistas de moda. O que fortalece sua presença no comércio e indústria globais.

No quesito combinação de cores, o apresentador do programa Decora (GNT) e arquiteto Maurício Arruda entende que podemos ajustar a Living Coral com tons mais profundos e contrastantes, como Marinho, Roxo e Verde Escuro. Como contraponto, utilizá-la com tons de laranja é uma estratégia igualmente interessante, com objetivo de encontrar um resultado mais orgânico e harmonioso.

Mas o que é Pantone e qual a sua função?

A marca Pantone® foi criada por Lawrence Herbert na cidade americana de Carlstadt, em 1963. Na verdade, é um sistema de identificação, comunicação, combinação de cores próprio. Este, na época, tinha a função de resolver problemas atrelados a rotinas de impressão.

Paleta de Cor/Pantone (Reprodução: Google Imagens)

Desde então, sua principal característica é a famosa organização da sua paleta de cor, com formato em leque.

Atualmente, é a maior autoridade vinculada a cor em todo o planeta. Em 2007, foi comprada pela X-Rite (líder mundial em calibração e medição), otimizando ainda mais seus processos e sistemas.

Como é escolhida a cor do ano?

Muita gente pensa que a Pantone escolhe a cor do ano mediante um processo aleatório, sem nenhuma lógica e  metrificação. Ledo engano. Durante o ano, os designers da Pantone Color Institute analisam e viajam o mundo inteiro, em busca de tendências e novas influências de tons e cores para o próximo ano.

É uma decisão exaustivamente pensada e que leva em conta inúmeros parâmetros. Como exemplo temos exposições de arte pelo planeta, condições socioeconômicas, surgimento de novos Lifestyles, entre outros fatores.

Living Coral (2019) x Ultra Violet (2018)

Pantone Ultra Violet (Reprodução: Google Imagens)

No ano passado (2018), a bola da vez foi a Ultra Violet, um tom muito forte e bonito de roxo. Porém, ao contrário dos outros anos, onde claramente notamos uma continuidade de tons entre as cores, a Living Coral veio para quebrar esta lógica.

A Ultra Violet monopolizava atenção por ser forte, chamativa e vibrante demais. Por outro ponto de vista, a Living é mais suave e aberta, e tem uma fluidez natural em concordar com outras cores. Em suma, é mais harmoniosa e não quer ser o centro da atenção “na marra”, e sim pela discrição e beleza.

Quer saber como usar a Living Coral e outras cores em um anúncio publicitário? Apresentamos o curso ideal para você: o tecnólogo em produção publicitária. Em 4 semestres, você aprenderá tudo o que for necessário na área de comunicação e marketing para ser um profissional mais completo e inovador. Garanta já a sua vaga!


Postagens Relacionadas