Existe Matemática fora da sala de aula? | Blog Unigran Net

Quadro negro cheio de equações, fórmulas, letras e números misturados, e cálculos complexos. Essa é a primeira lembrança que vem à sua mente quando pensa em matemática? Fique tranquilo, você não está sozinho!

A sala de aula é um dos mais importantes locais de trabalho do matemático. No entanto, a profissão também pode ser exercida em empresas. Para você conhecer as atribuições desse profissional, preparamos este artigo.

Continue lendo e saiba como é a graduação, o mercado de trabalho e se é a faculdade certa para você!

Como é a graduação?

A graduação em Matemática tem duração média de quatro anos. Você pode optar pelo bacharelado ou licenciatura, e frequentar o curso presencialmente ou a distância.

O bacharelado é mais voltado para que o profissional atue como pesquisador. E assim seja capaz de desenvolver e testar modelos matemáticos que visam solucionar problemas práticos, além de elaborar sistemas abstratos.

Já a licenciatura foca na formação de professores de matemática para a Educação Básica. Ou seja, é centrada na relação da teoria com a prática. Os conteúdos e atividades trabalhados preparam o futuro professor para ensinar matemática adequadamente aos alunos do Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e privadas.

Matemática é a faculdade certa para você?

Se você tem facilidade com os números, gosta de resolver problemas e desafios intelectuais, sabe lidar, analisar e organizar informações facilmente, Matemática pode ser a faculdade certa para você.

Vale lembrar que quem opta pela licenciatura também deve saber lidar com pessoas. Além de ter afinidade com a sala de aula e tarefas relacionadas ao trabalho do professor.

Ainda está um pouco complicado para visualizar como a matemática pode ser usada em diferentes áreas e se realmente é a faculdade ideal? Então não deixe de assistir ao filme “Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo”. Esse é um dos diversos filmes que apresenta uma ideia da matemática em ação dentro e fora da sala de aula.

Baseado em fatos reais, a obra conta a história do dirigente de um clube de baseball que conseguiu levar o seu time (uma das equipes da liga profissional com o menor orçamento de trabalho nos EUA) à final do campeonato. Tudo isso apenas usando conceitos matemáticos e estatísticos. Isso mesmo: matemática e esporte andaram juntos e fizeram história.

Enfim, agora que você sabe melhor o que é como funciona sobre a profissão, sabe que uma possibilidade é a graduação em Matemática. Aproveite a oportunidade de se qualificar nessa área pelo ensino à distância!


Postagens Relacionadas