3 palestras para se encantar com a Matemática | Blog Unigran Net

A Matemática está em todo lugar. Pitágoras já havia percebido isso há mais de dois milênios, quando disse que “os números governam o mundo”. E é verdade, afinal, eles estão presentes em uma simples compra no supermercado, assim como nas complexas estruturas dos arranha-céus.

Os números também estão na música, na poesia, nas artes visuais e até mesmo na natureza. Em todo lugar é possível encontrar padrões lógicos que podem ser descritos pela Matemática.

E justamente por ser uma ciência tão fascinante, a Matemática se tornou tema de importantes palestras do TED. Separamos aqui três delas, as quais consideramos essenciais para ter sucesso com a disciplina. Confira:

Jean-Baptiste Michel Ted

1. A Matemática da História

“A Matemática é uma linguagem muito poderosa”. É assim que o cientista de dados Jean-Baptiste Michel inicia sua palestra no TEDTalks, em 2012. A partir dessa afirmação, ele correlaciona a ciência dos números com a evolução da linguagem e acontecimentos históricos.

O palestrante identifica padrões matemáticos na gramática e na história. Assim, consegue propor explicações para mudanças ortográficas e acontecimentos passados, como número de mortes em guerras, por exemplo.

Portanto, Michel propõe que a união das Ciências Humanas com a Matemática será capaz de “responder questões profundas da humanidade”.

Assim, ele prevê que, se os números são capazes de identificar tendências históricas, também poderão prever (e prevenir) acontecimentos futuros.

Para assistir à palestra completa, clique aqui.

Sean Gourley Ted

2. A Matemática da Guerra

Em 2009, o físico e teórico militar Sean Gourley ministrou a palestra “A Matemática da Guerra”, no TED. Em sua fala, ele propõe que os números podem ser importantes ferramentas para compreender as guerras em sua totalidade.

Ele relata que levantou, junto a uma equipe, informações sobre guerras em diversos países a partir de 130 fontes diferentes. Assim, por meio desse banco de dados, passou a mapear locais de ataques, proporções e pessoas atingidas. Enfim, cruzou as informações a fim de identificar padrões.

Segundo Gourley, os resultados foram surpreendes. A equipe encontrou padrões matemáticos mesmo em meio ao aparente caos da guerra!

A isso ele deu o nome de “estrutura da revolta”, mostrando que até as rebeliões acontecem dentro de uma ordem. Por isso, o palestrante acredita que os números podem ser úteis para o estudo das guerras.

Clique aqui e assista à palestra completa.

Terry Moore Ted

3. Por que o X é o desconhecido?

A palestra do pensador Terry Moore começa com uma pergunta curiosa. Por que o X é o desconhecido? Ele faz referência à incógnita das equações matemáticas, quase sempre representada pela letra “x”.

O interessante é que a resposta não está na Matemática, mas sim na fonética! E o palestrante chega a essa conclusão retomando a cultura árabe, mãe dos nossos algarismos.

A explicação é que os textos árabes chegaram à Europa entre os séculos 11 e 12. Muitos desses textos falavam sobre matemática e tiveram de ser traduzidos para línguas europeias, como o espanhol.

Os tradutores, então, tiveram dificuldade de representar o som de uma letra árabe, pronunciada como “shin”. A letra era empregada no termo “al-shalam”, que fazia referência ao desconhecido.

Como o termo aparecia em muitos textos matemáticos, a solução foi adotar a letra “kai”, do grego, grafada como “χ”. Mais tarde, o caractere foi substituído pela letra latina “x”. O mesmo “x” que hoje está em todos os livros de matemática para designar o desconhecido.

Para assistir à palestra completa, clique aqui.

Que tal estudar Matemática?

Depois de assistir a essas palestras, você compreenderá como a Matemática está ligada às demais áreas do conhecimento. Mesmo nas ciências humanas e nas linguagens, os números e padrões lógicos estão presentes.

Essa fascinante ciência pode ser estudada no curso de Licenciatura em Matemática. A graduação pela Unigran Net tem duração de 8 semestres, por um valor bastante acessível. Então, clique aqui e saiba mais sobre o curso!



Postagens Relacionadas