5 fatores econômicos que podem afetar a exportação | Blog Unigran Net

As empresas exportadoras são afetadas diretamente quando há crise no país e no mundo. Isso porque o cenário econômico pode ser benéfico ou prejudicial para a exportação de qualquer país, inclusive do Brasil.

O cenário econômico de um país leva em consideração 5 principais fatores. As variáveis são: inflação, taxa de juros, câmbio, produção industrial e nível de emprego e contas externas. Veja agora mesmo cada uma dessas variáveis baixo:

  1. Inflação

A inflação é a variável mais importante da economia brasileira. O nível da taxa de juros está ligado a inflação, sendo a taxa definida pelo Banco Central. O país estabelece metas de inflação, com medidas utilizadas para conter o seu aumento.

Uma das medidas para conter a inflação e manter a meta é aumentar a taxa de juros. Isso também influencia as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras, entre outros setores do país.

Com uma taxa de juros maior, o consumidor compra menos e, consequentemente, a inflação diminui.

  1. Taxa de juros

A taxa de juros (Selic) causa impactos na economia em diversos setores do país que, posteriormente, influenciarão a inflação. A taxa Selic impacta variáveis, como: o nível e o custo de crédito ofertado, o fluxo de entrada e saída de dólares do país.

Conhecido por meios de transmissão da política monetária, além da taxa de juros, são outros meios de  transmissão:

  • Crédito;
  • Taxa de Câmbio;
  • Valor dos Ativos.
  1. Câmbio

O câmbio é a variável mais importante para a importação e exportação. Ele influencia o saldo dessas transações, podendo ser credor ou devedor.

Para as transações terem saldo credor, é preciso que as exportações sejam maiores que as importações. Já o devedor é quando o saldo da importação é maior do que o de exportação.

Para aumentar a competitividade do país, durante as crises econômicas, o Governo tende a causar a desvalorização da moeda. Com isso, há o barateamento em US$ dos produtos fabricados no país. A ação beneficia a exportação e, consequentemente, há aumento da competitividade do país internacionalmente.

  1. Produção industrial e nível de emprego

Para analisar o potencial de crescimento da economia, dois pontos são importantes: o nível de emprego e a produção industrial. Quando há um maior consumo, a produção tende a aumentar, assim como a geração de empregos.

Porém, quando a produção for superior a capacidade produtiva do país, pode ocorrer o aumento da inflação, pois o país produz acima da capacidade suportada pela economia. Isso porque os novos investimentos do governo e das empresas, aumentam de forma orgânica a capacidade produtiva. Sendo assim, é possível conter a inflação e retomar o crescimento.

  1. Contas externas

O saldo em dólares que entra e sai do país é mostrado pelas contas externas. Confira abaixo:

exportação Unigran Net

Situação economia atual do Brasil para a exportação

Atualmente, o Brasil ainda está em recuperação da crise dos últimos anos e, logicamente, os setores mais importantes da economia vislumbram melhora. Sobretudo, entre eles, estão as exportações.

Isso porque as exportações superaram as importações. E, em janeiro de 2018, as exportações tiveram o melhor saldo dos últimos 12 anos, com US$ 16,968 bilhões exportados. O que significou um crescimento de 13,8%, em comparação a janeiro de 2017.

O maior crescimento foram as exportações de Commodities, como a soja e outros tipos de grãos. Os produtos industrializados também foram destaque, principalmente com as exportações de aviões. Sendo assim, as exportações tiveram alta no seu preço médio, em 0,81%.

Além disso, outra destaque do bom momento das exportações, é o crescimento de 18,3% das exportações de frutas. Nos 3 primeiros meses de 2018, o crescimento foi de 14,4%, comparado ao mesmo período de 2017. Os dados apresentados pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Enfim, você sabe que um dos cursos que estuda sobre a exportação e as relações de comércio exterior é o de Logística? Então, quer saber mais sobre esta área? Conheça o curso de Logística da Unigran Net!



Postagens Relacionadas