7 momentos que mudaram completamente o rumo da história | Blog Unigran Net

Alguns acontecimentos se tornam tão importantes que marcam não apenas o momento em que eles se passam, mas também todas as gerações futuras. No texto de hoje, você vai conhecer mais sobre sete momentos importantes da história que mudaram completamente o rumo de tudo que conhecemos hoje. Acompanhe!

1. 1760 a 1840: Revolução Industrial muda as relações de trabalho

A Revolução Industrial foi um período de transição da história. Nele, os processos artesanais foram substituídos por processos realizados com máquinas. As mudanças foram impulsionadas pelo desenvolvimento das máquinas a vapor, novos produtos químicos, novas formas de energia e outros fatores.

A Inglaterra foi a pioneira nesse movimento que se espalhou pela Europa rapidamente. A revolução industrial influenciou diretamente no crescimento da população em todo o mundo e no desenvolvimento do capitalismo.

2. 1789: Revolução Francesa é um marco na história da democracia

Inspirada pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, a população francesa protagonizou uma revolução que mudou completamente as relações sociais em todo o mundo. As antigas estruturas de famílias reais, privilégios feudais e religiosos entraram em colapso.

Como resultado, a França aboliu a monarquia e criou a primeira república democrática e secular da Europa. Sendo assim, a Revolução Francesa desencadeou movimentos similares em todo o mundo. Consequentemente, pode ser considerada a principal responsável pelo crescimento das repúblicas e democracias ao redor do planeta.

3. 1888: Abolição da escravatura dá liberdade à população negra

A abolição do trabalho escravo proveniente da mão de obra negra só aconteceu no Brasil em 1888, mas foi reflexo de um movimento mundial que começou muito antes.

O tráfico de escravos havia sido proibido desde 1850 e outros países, principalmente a Inglaterra, já pressionavam o Brasil para extinguir de vez o uso de mão de obra escrava. Com a assinatura da Lei Áurea, buscou-se encerrar este capítulo triste e que ao mesmo tempo, foi um dos momentos importantes da história do nosso país.

4. 1889: Fim da monarquia e o início à República no Brasil

Apesar de ter acontecido um século depois da Revolução Francesa, o fim da monarquia no Brasil é um grande marco para o país. Em 15 de novembro de 1889, foi instaurada a primeira república presidencialista do Brasil em substituição à monarquia do Império que vigorava até então.

5. Séculos XX e XXI: Imigração europeia muda a história das cidades brasileiras

Imigrantes vindos do continente europeu tiveram papel fundamental na sociedade brasileira. Até hoje, a cultura trazida por eles influencia o cotidiano de muitas cidades brasileiras. A imigração europeia se estendeu desde o início dos anos 1500 até meados dos anos de 1950.

Alemães, portugueses e italianos foram os principais grupos e chegaram para trabalhar em fazendas e fábricas brasileiras. Especialmente após a abolição da escravatura, quando se criou uma demanda por mão de obra.

Nessa época, imigrantes tiverem papel de destaque no desenvolvimento da agricultura e da indústria brasileira.

6. 1939 a 1945: Segunda Guerra Mundial é o maior conflito militar da história

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito militar da história. Teve grande participação da maioria dos países europeus, dos Estados Unidos e do Japão, além da participação em menor escala de muitos outros países, até mesmo do Brasil.

O conflito foi protagonizado pelos nazistas liderados por Adolf Hitler. O fim da guerra, consequentemente, levou ao crescimento dos Estados Unidos e da União Soviética como grandes potências mundiais.

momentos importantes da história

7. 1945 a 1991: Guerra Fria redefine relações mundiais

A Guerra Fria foi um período de grande tensão entre as duas potências emergentes depois da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos e União Soviética (URRS). Não houve um conflito militar direto, por mais que os dois países promovessem uma corrida armamentista e espacial.

Eles desenvolveram fortemente seu poder bélico e disputaram influência em regiões estratégicas, especialmente na Alemanha dividida após o fim da guerra. Dessa maneira, em diversos conflitos, como na Guerra do Vietnã, EUA e URSS assumiram lados opostos e mediram forças.

A Guerra Fria foi, ainda, uma disputa ideológica entre o capitalismo e o comunismo. Ao fim da década de 1980 e início de 1990, a União Soviética perdeu força e acabou se desfazendo. Encerrando também este que foi um dos momentos importantes da história.

Curtiu o nosso artigo sobre alguns momentos importantes da história?

Gosta do assunto e quer entender mais sobre fenômenos históricos? Ou até mesmo pensou em fazer uma faculdade na área? Então, conheça agora mesmo o nosso curso de História!



Postagens Relacionadas