Gestão comercial, empresarial ou de vendas? | Blog Unigran Net

Existe uma confusão recorrente no meio empresarial sobre as diferenças entre gestão comercial, gestão de vendas e gestão empresarial. Embora façam parte de um mesmo universo, estamos falando de três segmentos distintos.

Em meio as rotinas administrativas da gestão de um negócio esse tipo de incompreensão acaba gerando problemas variados para o bom andamento das atividades em um curso.

Pensando em te ajudar com esses conceitos, preparamos este artigo com uma discussão sobre o significado de cada um desses termos, suas aplicações práticas na gestão de negócios e as diferenças entre cada um deles. Não deixe de conferir.

Gestão comercial

A gestão comercial apresenta um papel estratégico e determinante para definir de que forma uma empresa pode explorar as oportunidades no mercado e garantir um bom desempenho para a organização.

É, portanto, tarefa dessa equipe formular planos de ação, de demanda e de vendas (as famosas metas). Sempre com vistas aos objetivos traçados pela direção ou conselho diretivo.

Em se tratando especificamente das atribuições do gestor comercial, é seu papel identificar potenciais segmentos de atuação, estipular política de preços, traçar planos de comunicação e se responsabilizar por tudo quanto for necessário para dar suporte às equipes de venda. Em resumo, sua atuação é mais genérica se comparada a de um gestor de vendas.

Gestão de vendas

A gestão de vendas, por sua vez, trata estritamente da operacionalização das vendas. O que envolve dimensionamento de equipe, organização logística da loja ou PDV, formulação de indicadores de desempenho e monitoramento de resultados.

O papel do gerente de vendas em organizações de todos os tipos é garantir que as metas sejam cumpridas. Sendo assim, é sua responsabilidade dirigir os vendedores. Implicando também no desenvolvimento do aspecto motivacional e de relacionamento com o cliente.

Em meio a essa confusão de papéis entre setor comercial e de vendas, devemos destacar que não cabe ao gerente de vendas atividades como gerenciamento de estoque. Isso fica a cargo dos setores de logística e operações de vendas. A depender do organograma da empresa, até mesmo o setor comercial pode estar implicado nesse tipo de trabalho.

Gestão empresarial

A gestão empresarial nada mais é que gerir um negócio em todas as suas dimensões, o que engloba a gestão comercial e a gestão de vendas. Trata-se, portanto, de criar planos de ação, compatibilizar lucro e oferta, e dimensionar as equipes e trabalho. Além disso, deve manter todos motivados, para enfim, trabalhar para que a organização cumpra sua missão.

Mais especificamente, podemos dizer que o gerenciamento de uma empresa estabelece um modelo de trabalho. Isso de modo a formatar uma estrutura hierárquica condizentes com os recursos e objetivos a organização.

Deve haver ainda uma preocupação com uma política de valores e modelo de administração. Ambos de modo a imprimir uma identidade a marca a ser percebida pelo mercado e pelos clientes.

Com o artigo de hoje, esperamos ter apresentado os melhores esclarecimentos sobre os termos em discussão: gestão comercial, de vendas e empresarial. Como você deve ter percebido, há diferenças significativas entre cada conceito. Sendo assim, saber identificá-las é muito importante para a boa condução do negócios.

Não se esqueça que ao confundir atribuições entre as equipes de trabalho em uma organização, há o comprometimento de resultados de atividades estratégicas. Por isso, é muito importante trabalhar para compreender bem o que é cada uma dessas interfaces.

E aí, qual sua opinião sobre a discussão trazida hoje? Alguma contribuição a dar? Deixe seu comentário!

Aproveitamos também para lhe convidar a conhecer o curso de gestão comercial da Unigran Net. Acesse nosso site oficial e conheça os conteúdos, estrutura do curso e as vantagens de vir estudar com a gente!


Postagens Relacionadas