Engenharia de Produção é o curso ideal para mim? | Blog Unigran Net

Diferente de outras áreas da engenharia, a Engenharia de Produção é mais voltada para a área de humanas. Apesar de, nos dois primeiros anos, os alunos estudarem muitas disciplinas básicas e teóricas que existem em praticamente todos os cursos de engenharia, como Cálculo 1 e Engenharia Experimental, existem disciplinas específicas como Organização do Ambiente e Planejamento e Controle da Manutenção.

Também há o aprofundamento de outros conteúdos em comum, como otimização de processos. A duração do curso é de cinco anos e possui uma ênfase na gestão de processos e de pessoas.

Quais as habilidades fundamentais?

Quem quer fazer engenharia precisa ter algumas características essenciais como, por exemplo, afinidade com o campo dos números. Além disso, é necessário ter raciocínio lógico e pensamento matemático para solucionar problemas.

Outra habilidade é saber transformar esses números em ideias reais e concretas que sirvam ao propósito de uma empresa. Criar processos eficientes e funcionais é uma das responsabilidades atribuídas ao engenheiro de produção.

Porém, como dito anteriormente, esse profissional precisa ir além da área de exatas e também ter conhecimentos sobre relações humanas. Sobre como as pessoas se relacionam com os bens materiais que estão ao redor, e sobre como usar os recursos da melhor maneira possível, de forma eficiente e eficaz. Gostar de política e economia são outros requisitos se você deseja ser um profissional de destaque.

Atualmente, conhecimentos em tecnologia e computação também são necessários na área. Outro conceito que o estudante precisa ter certa familiaridade é a sustentabilidade, que está cada vez mais presente, não somente nas grandes indústrias, como também nas pequenas empresas.

Assim que o recém-formado chega ao mercado de trabalho, é exigido dele algumas competências como capacidade de liderança e planejamento de projetos. Ele precisa saber se relacionar bem com profissionais de outras áreas e ter um pensamento voltado para o empreendedorismo.

Você se identificou com o curso de Engenharia de Produção? Então, não perca tempo e faça a sua inscrição no vestibular!

Quer saber mais sobre a Unigran Net? Acesse aqui.


Postagens Relacionadas