Organização de loja: aprenda a apresentar seus produtos | Blog Unigran Net

Saber como disponibilizar os produtos e montar a organização de loja é um diferencial que pode atrair clientes e gerar resultados. Para tanto, existem alguns critérios comumente utilizados pelos profissionais. Eles têm a ver com a iluminação, proximidade do caixa e elementos na vitrine.

O layout de loja é um dos elementos que podem valorizar um negócio, por isso, entender como montá-lo é fundamental.

Quer saber como é possível criar esse diferencial? Então confira no texto.

1. Pense no poder de atração da vitrine

Vitrine de loja
Vitrine de padaria com pães

O desafio é despertar a atenção de quem passa em frente à loja. Sendo assim, a decoração da vitrine deve ser realizada com critérios.

Isso pode ser feito quando o lojista cria aquilo que chamamos de anteparo, ou seja, algo capaz de direcionar o olhar das pessoas. O anteparo pode ser o produto mais sofisticado da loja ou aquele que costuma ser o mais vendido. O segredo aqui é organizar os produtos na vitrine de modo que esse anteparo tenha destaque.

Pense no seu público-alvo, explorando os interesses dele na sua montagem e combinando os produtos de acordo com suas preferências.

2. Direcione a circulação das pessoas

É preciso criar estratégias de consumo em espaço e organização de loja, pois dependendo da maneira como os produtos são organizados dentro dela você consegue guiar seus clientes na direção daquilo que costuma chamar a atenção.

Para construir esse método, pense primeiro em facilitar a circulação das pessoas, garantindo o espaço necessário para que elas possam andar e observar cada mercadoria nos corredores.

Em seguida, crie meios para facilitar a visualização e o acesso aos itens que mais interessam em termos de vendas. Entendendo quais são os pontos em que existe a maior saída de produtos, é possível usá-los para promover soluções interessantes.

3. Defina critérios para a organização de loja

Organização de loja
Uma loja de roupas, com parede branca, iluminado, com camisas e camisetas em araras.

É necessário que você tenha conhecimento a respeito dos produtos que fazem mais sucesso para definir como será o layout de loja mais adequado.

Questões como os modelos mais vendidos, as cores que mais chamam a atenção das pessoas, o que viabiliza vendas casadas, entre outras, devem ser assimiladas para que o layout de loja seja adequado. Faça uma lista e priorize o que for mais conveniente para atrair clientes.

Não deixe de ter um cuidado especial com a questão dos preços: se logo na entrada o cliente se assustar com os valores, isso poderá criar uma resistência, a não ser que sua loja tenha um perfil específico de público-alvo.

Uma estratégia a ser adotada é dar destaque para valores correspondentes a itens em promoção ou que precisam sair do estoque.

4. Pense nas cores, nas luzes e na música

Organização de loja
Roupas de diversas cores em cabides.

Você pode criar um clima mais confortável na sua loja se souber organizá-la de acordo com esses elementos. Uma música tranquila é capaz de deixar o visitante relaxado dentro do ambiente. O que pode fazer com que ele não tenha pressa para ir embora.

Cores mais claras costumam dar um ar de suavidade ao local. Portanto, explore essa característica na montagem do layout de loja. Já a iluminação precisa ser entendida como uma forma de dar maior visibilidade a determinadas soluções.

Pense também que, com o devido cuidado para não exagerar, você consegue guiar seus clientes em direção aos espaços menos acessíveis da sua loja e assim criar oportunidades de vendas.

Zonas quentes são as regiões que os clientes costumam ocupar, enquanto as zonas frias são os espaços ignorados por eles. Uma boa iluminação e a escolha certa de produtos pode ser o caminho para melhorar os resultados da sua zona fria.

Enfim, tanto quanto apresentar bons preços e trabalhar com produtos interessantes, saber como organizar a sua loja é fundamental para dar a ela condições de ser mais competitiva no mercado.

Entendeu a importância da organização de loja e como fazer para torná-la um diferencial? Deixe seu comentário aqui no espaço apropriado. Ficaremos felizes em responder. Conheça também o curso de Design de Interiores da Unigran Net?.


Postagens Relacionadas