Falta de vitaminas: consequências da insuficiência | Blog Unigran Net

O organismo humano é repleto de funcionalidades que garantem a nossa sobrevivência. Entretanto, ele não é capaz de produzir certas substâncias. Assim, temos a necessidade de suprir essa carência consumindo determinados alimentos.

Nesse sentido, as vitaminas são essenciais para que o organismo funcione adequadamente. Quando há falta de vitaminas, as pessoas podem sofrer com problemas diversos.

Por isso, é importante compreender a relação entre a nutrição e as demandas do corpo. Saiba mais sobre o assunto na sequência.

O problema da falta de vitaminas para o corpo humano

A fragilidade do corpo humano quando não há uma nutrição adequada, pode abrir espaço para ameaças como vírus, bactérias e fungos. Isso pode gerar gripes, resfriados e infecções.

Nosso sistema imunológico atua no combate a esses agentes de forma a proteger o organismo. Mas para tanto, ele precisa de uma alimentação equilibrada, garantidora dos nutrientes necessários para combater as ameaças.

Essa alimentação precisa ser rica em verduras, legumes, frutas e grãos, pois são esses os alimentos que possuem em sua composição as vitaminas necessárias. Além disso, temos os minerais que o nosso corpo não consegue produzir e que auxiliam na proteção do corpo humano.

A falta de vitaminas faz com que as ameaças citadas se tornem riscos muito maiores.

A importância das vitaminas no desenvolvimento infantil

As vitaminas A, C, D, K e B são essenciais para o bom desenvolvimento da criança, além de serem recomendadas também para adultos.

 beneficios vitaminasA vitamina A, por exemplo, é boa para a visão, pele e ossos. Seu consumo adequado pode ajudar no crescimento ósseo, evitar problemas no desenvolvimento da pele e das mucosas, além de atuar na composição dos pigmentos necessários para o bom funcionamento da retina.

Já a vitamina C atua na construção de ossos, músculos e dentes saudáveis. Antioxidante, ela também é importante para o sistema imunológico da criança. Oferecendo a ela maior resistência, além de facilitar a absorção de ferro nos alimentos.

A vitamina D é essencial para o crescimento e desenvolvimento de ossos e dentes das crianças, sendo útil contra o raquitismo. Ela possui uma peculiaridade: com a exposição controlada à luz do sol, sua absorção costuma ser melhor.

A vitamina K é importante para a coagulação do sangue. Na insuficiência dessa vitamina, a criança passa a ter maiores problemas para cicatrizar feridas.

Quando a alimentação não oferece a quantidade adequada de vitamina K, os sinais podem ser identificados no surgimento de anemia e na cicatrização lenta de feridas.

O que é o complexo B?

Além das já citadas, existem também as chamadas vitaminas do complexo B que são, na verdade, 6 compostos (B1, B2, B3, B5, B6 e B12). Eles são de fundamental importância e atuam:

  • nos glóbulos vermelhos;

  • no sistema neurológico;

  • na regulação e produção da energia do corpo;

  • no reforço do sistema imunológico;

  • na saúde da pele, dos cabelos e do intestino.

O complexo B são vitaminas ligadas ao metabolismo celular, por isso sua importância se dá em tantos aspectos. Como são quimicamente diferentes, dizemos que não há apenas um vitamina B, mas sim, um conjunto delas que formam o complexo.

Os alimentos necessários para evitar a falta de vitaminas

vitaminas alimentosCada vitamina pode ser encontrada em um alimento diferente. A vitamina A, por exemplo, está presente em leites, ovos, kiwi, cereais integrais, tomate, espinafre e cenoura. Já a vitamina C está presente no limão, na laranja, em diferentes tipos de alimentos cítricos, na alfafa e no coentro.

Alimentos como leite, queijo, azeite de oliva e champignon são ricas fontes de vitamina D. Enquanto os alimentos que contém vitamina K são as verduras de folha verde, manjericão, brócolis, repolho, entre outros.

Por fim, o complexo B pode ser obtido a partir do consumo de semente de girassol, mel, brócolis, repolho, aveia e hortaliças verdes, por exemplo.

A questão fundamental é garantir uma alimentação equilibrada para evitar a falta de vitaminas no organismo do ser humano. Elas são garantidoras de seu bom funcionamento, por isso, uma dieta balanceada e rica nos nutrientes citados só pode trazer benefícios para a saúde das pessoas.

Entendeu agora a importância de evitar a falta de vitaminas? Então por que não saber mais sobre a graduação em Biologia? Conheça o nosso curso e invista no seu futuro.


Postagens Relacionadas