Agronegócio: um ramo em ascensão | Blog Unigran Net

Você sabia que o Brasil é uma das maiores potências agrícolas do planeta? Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a produção brasileira de grãos e fibras cresceu 325% nos últimos quarenta anos.

Diante desse cenário de franca expansão, o agronegócio gera muitas oportunidades de trabalho para os mais diversos profissionais envolvidos em todo o processo de produção. Desde o plantio a entrega do produto nos supermercados e na casa do consumidor final.

Continue a leitura e saiba como funciona este setor importantíssimo para a economia brasileira e como é o seu mercado de trabalho. Acompanhe!

 Como é o mercado de trabalho do setor de Agronegócios?

A escassez de terras cultiváveis pelo mundo é grande. Essa carência faz com que o Brasil se destaque no cenário global do agronegócio com o seu vasto território fértil e inexplorado. Além disso, temos um clima bem diversificado.

Em momentos em que as demais áreas da economia enfrentam quedas ou um crescimento lento (comércio, indústria e serviços), o setor cresce consideravelmente a cada ano. De julho de 2016 a julho de 2017, por exemplo, o setor agropecuário registrou uma alta de 26% na exportação da sua produção.

  • Mas, o que essas notícias significam para o mercado?
  • O que acontece com todo esse faturamento?

Quando há aumento nas vendas, o setor cresce e o dinheiro circula nas regiões de agronegócios e pelo país. Assim, os produtores conseguem pagar suas dívidas, realizar investimentos nas áreas de tecnologia, novas contratações de funcionários, entre outras atividades. Como resultado, a economia local e nacional se fortalece.

No entanto, o aproveitamento dessa abundância de terras deve ser feita de modo sustentável. Só assim é possível assegurar o crescimento do setor e a preservação do meio ambiente.

É aqui que está a maior parte dos desafios do agronegócio. Uma área que cada vez mais demandará profissionais e novas profissões voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Em outras palavras, o cenário para o mercado de agronegócios é otimista. Com expectativas de crescimento contínuo e geração de oportunidades para profissionais que fazem carreira no setor.

Se depois de ler este artigo você passou a se interessar mais pelo agronegócio, que tal conhecer o curso tecnólogo em Agronegócios da Unigran Net? Clique aqui e saiba mais!



Postagens Relacionadas