A importância do agronegócio no Brasil | Blog Unigran Net

O Brasil é mundialmente conhecido como um grande produtor de grãos, carne, açúcar, café e outros produtos. O agronegócio é uma das principais atividades e move boa parte da economia brasileira.

Além da importância econômica, o agronegócio causa forte impacto social na geração de emprego e no abastecimento das casas brasileiras. Será que esse é um bom ramo para estudar e fazer negócios? Continue lendo e descubra!

Importância econômica do agronegócio no Brasil

Em 2017, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro voltou a crescer depois de dois anos em queda. No entanto, segundo o G1, o crescimento de 1% da geração de riquezas no país só foi possível graças ao agronegócio que avançou 13% em 2017.

Segundo o Ministério da Agricultura, o setor corresponde a uma parcela entre 23% e 24% do PIB brasileiro. As exportações do agronegócio somaram US$ 96 bilhões em 2017 e foram responsáveis por 44,1% de todas as vendas ao exterior realizadas pelo Brasil.

Ou seja, quase um quarto de toda a riqueza produzida no país e quase a metade das exportações sai das mãos dos produtos rurais brasileiros. Os principais produtos são os grãos e as carnes. Entre os 10 produtos mais exportados em 2017, sete são fruto do agronegócio: soja, carne de frango e bovina, açúcar, celulose, café e farelo de soja.

produtos do agronegócio

O papel social do agronegócio

As atividades da agricultura e da pecuária não movimentam apenas a economia brasileira. O setor também tem importância social na geração de empregos, alimentação dos brasileiros e desenvolvimento de negócios.

Na Agrishow, o maior evento agropecuário da América Latina, cerca de 800 expositores buscam fortalecer as suas relações com o mercado. Em 2018, a feira deve movimentar R$ 2,3 bilhões e superar a marca de 2017.

De acordo com as informações do Governo Federal, o agronegócio se consolidou como o maior gerador de empregos do país no último ano.

Segundo dados de 2016, o agronegócio também empregava 19 milhões de pessoas em todo o país. Sendo a agricultura familiar responsável pela maior parte, empregando mais de 11 milhões de trabalhadores.

A agricultura familiar tem também outro papel importantíssimo. Afinal, 70% de todos os alimentos consumidos no Brasil tem origem nos pequenos produtores. Mandioca, feijão, carne suína e de aves, leite e milho são os grandes destaques.

Conquistas e desafios do agronegócio brasileiro

Um dos grandes destaques no cenário do agronegócio brasileiro é a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A empresa que completa 45 anos em 2018, apoia e realiza pesquisas na área. Sendo reconhecida como um dos principais motores do desenvolvimento da agricultura brasileira.

O Brasil é reconhecido mundialmente como um produtor confiável, o que pode ser comprovado pelos bons números. Por exemplo, a China importa cada vez mais soja brasileira e a União Europeia aparece como o segundo maior parceiro comercial no agronegócio.

produtos do agronegócio

Atualmente, um dos principais desafios é quebrar as barreiras e sanções impostas após a deflagração da operação Carne Fraca. Frigoríficos estão sendo investigados por irregularidades na fiscalização sanitária e o caso levou países como os Estados Unidos e a União Europeia a suspenderem a importação de algumas carnes brasileiras.

Por fim, um campo que está em pleno desenvolvimento é o uso de tecnologia no campo para diminuir custos e aumentar a produção de maneira sustentável. Esse novo cenário exige que os profissionais se atualizem e estejam abertos às mudanças.

Como vimos, o agronegócio move a economia brasileira, gera empregos e alimenta o nosso país. Definitivamente temos motivos de sobra para nos orgulhar desse setor. Visto que, os trabalhadores dedicados fazem das fazendas brasileiras uma verdadeira fonte de riquezas.

Quer fazer parte desse mundo e ajudar no desenvolvimento do nosso país? Então, conheça agora mesmo o curso de Tecnologia em Agronegócios!



Postagens Relacionadas