5 principais alimentos produzidos no Brasil | Blog Unigran Net

Você sabia que o Brasil é o terceiro maior produtor e exportador dos principais alimentos do mundo? Nosso país tropical e rico em diversidade de clima e culturas está atrás somente das gigantes potências agrícolas mundiais: os Estados Unidos e a União Européia.

Um grande diferencial, porém, é que o Brasil ainda apresenta um grande potencial de expansão. Ou seja, a perspectiva de crescimento a médio e longo prazo atrai os olhares dos países exportadores e dos investidores do setor agrícola. 

Graças ao avanço tecnológico no campo, tem sido possível otimizar processos, reduzir custos e gerar novas oportunidades nessa área. Além disso, fatores bem diversificados como clima e solo ajudam com que várias culturas possam se sobressair na produção em território brasileiro.

Os 5 principais alimentos produzidos no Brasil

Confira a seguir uma pequena lista dos principais alimentos que fazem do Brasil destaque em produção. Além de abastecimento interno e externo:

1. Cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar tem como característica ter sido a primeira cultura produzida em larga escala no Brasil. A princípio, ela estava na lista de principais alimentos produzidos no Brasil. Principalmente com o objetivo da venda de açúcar no mercado externo.

No entanto, o alimento ganhou força e expansão através do uso para a produção de etanol. O que tornou o Brasil o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo. Em relação ao consumo como açúcar ou combustível, também estamos no topo da lista mundial.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa cultura domina cerca de 10% de todas as áreas agrícolas do país. Além disso, ela é também responsável por cerca de 17% das exportações.

O cultivo da cana-de-açúcar está concentrado principalmente na região Sudeste. Mas também é presente no litoral nordestino, no Paraná e em locais da região Centro-Oeste.

2. Soja

A soja também ganha força graças ao seu uso amplo tanto na alimentação humana quanto na animal. Ela é altamente usada na nutrição de gado de corte, vacas em lactação e frangos, que também são destaque na produção brasileira.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo. Perde somente para os Estados Unidos. A área cultivada no país ocupada por essa cultura é de cerca de 34 milhões de hectares e representa 9% de toda a produção nacional.

No entanto, a maior parcela dessa produção é destinada para exportação e não para consumo interno. Isso, porque, a produção de soja no Brasil ocorre durante os períodos de entressafra nos países do norte, o que se torna uma enorme vantagem para nossa exportação.

A maior concentração da produção desse alimento no Brasil está situada nas regiões do Mato Grosso e Paraná. Também se estendendo para o Rio Grande do Sul, Tocantins e Bahia.

3. Milho

O milho também está na lista de principais alimentos produzidos no Brasil. Sendo principalmente cultivado em propriedades de pequenos produtores e latifundiários. O destaque para essa cultura nos últimos anos foi voltado as novas tecnologias, como o milho transgênico.

O milho está na lista de principais alimentos produzidos no Brasil. (Fonte: Elo7)

A resistência a pragas e melhorias advindas das novas cultivares ajudou a alavancar as produções, levando o milho a uma área cultivada de mais de 16,5 milhões de hectares no país.

Além do consumo humano, o grão, assim como a soja, também é altamente destinado a nutrição animal.

Atualmente, o Brasil está na posição de terceiro maior produtor de milho do mundo, atrás dos Estados Unidos e da China. Os principais estados responsáveis por esses números no país são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo, Rio Grade do Sul e Minas Gerais. 

4. Café

Também presente na lista de principais alimentos produzidos no Brasil, o café tem uma área cultivada que chega a 2 milhões de hectares. Dentro desse número, cerca de 345 mil são plantações em formação, e 1,8 milhões são plantações em produção.

Em relação ao comércio externo, o café representa cerca de 10% dos produtos exportados do Brasil. Apesar de parecer um número baixo, ele representa cerca de 70% de todo o café produzido no país, ou seja, apenas 30% é destinado ao consumo interno.

A região principal responsável pela produção desse grão é Minas Gerais, onde está mais da metade do cultivo total. Em seguida, temos as regiões de São Paulo e Espírito Santo.

5. Laranja 

E para fechar nossa lista de principais alimentos, não poderíamos deixar de fora outro destaque mundial em nossa produção. O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo, sendo responsável por mais de 30% da produção mundial.

As principais regiões produtoras de laranja no Brasil são São Paulo e Bahia. (Fonte da Imagem: Revista Momento)

Sendo assim, esse é um alimento que eleva nossas taxas de exportação e movimenta o comércio exterior. Já que os Estados Unidos, segundo colocado na lista de produção mundial, é responsável por apenas 10% da produção global.

As principais regiões produtoras de laranja no Brasil são São Paulo e Bahia. A área cultivada no país já atingiu o marco de mais de 620 mil hectares.

Existem ainda muitos outros alimentos importantes para a economia brasileira e que são produzidos com destaque em nosso país. Esperamos que essas informações tenham enriquecido o seu conhecimento sobre nossa força de produção e boa expectativa para o setor nos próximos anos.

Quer saber mais sobre como se especializar nesse ramo promissor? Então confira agora mesmo o nosso curso de graduação em Agronegócios!


Postagens Relacionadas