5 assuntos que o aluno de Administração aprende | Blog Unigran Net

Para entender melhor o curso, é importante saber que Administração é um curso no qual o aluno terá uma base de conhecimento nas áreas de exatas e de humanas. Ou seja, é um curso para todos os gostos, pois consegue envolver as duas vertentes.

O tempo de graduação varia entre quatro a cinco anos e o recém-formado sai da faculdade com o conhecimento necessário para tomar importantes decisões dentro de uma empresa.

Os dois anos iniciais são para o estudo de disciplinas básicas. O acadêmico verá matérias como Sociologia, Contabilidade, Economia, Estatística, Direito, Informática e Matemática.

No ano seguinte, as disciplinas mais específicas começam a ser estudadas, como Planejamento Estratégico, Marketing, Recursos Humanos e outras.

O curso consegue abranger as cinco principais microáreas dentro da administração. Vamos ver agora um pouco sobre cada uma delas:

1. Recursos Humanos

É uma das áreas mais conhecidas da Administração, justamente porque toda empresa precisa de pessoas para trabalhar em um local onde há pensamentos, filosofias de vida e formas de agir diferentes, sendo necessário que as relações sejam bem trabalhadas.

O gestor de recursos humanos deve compreender que os funcionários da empresa são os recursos mais importantes, visto que são eles que fazem a engrenagem girar.

Desta forma, o curso oferece os conhecimentos necessários para que o profissional saiba como admitir um funcionário, como realizar uma seleção e também treinar os empregados que já existem na empresa.

2. Finanças

Se você tem afinidade com os números, irá gostar bastante de lidar com essa área. Uma das competências que o estudante de administração desenvolve é habilidade com o dinheiro. Além de organizar as finanças de um negócio, deve saber onde aplicar o dinheiro para que dê lucros.

3. Gestão da operação

Essa é uma microárea pouco comentada e conhecida pela maioria das pessoas. Nela, o estudante vai aprender sobre todo o processo de produção de um determinado produto, como ocorre e quais fatores podem interferir, entre outros pontos.

Na área de Gestão da Operação, o futuro profissional de administração aprenderá sobre o uso dos recursos materiais de forma eficiente. Ou seja, usá-los da melhor maneira possível, promovendo qualidade e menor custo. Este é um profissional bastante valorizado em períodos de crises financeiras e de corte de custos.

4. Marketing

Os conhecimentos de Marketing são necessários em vários estágios de compra de um produto. Especialmente na conclusão, ou seja, no momento da venda. Nessa área, o Administrador de Marketing trabalha intimamente com profissionais semelhantes, como publicitários e comunicadores.

A atividade exige conhecimento na construção de estratégias de vendas, que pode envolver inclusive conhecimentos de psicologia para entender como funciona a mente do consumidor.

5. Empreendedorismo

Talvez esse seja um dos principais motivos pelos quais as pessoas escolhem o curso de administração: a vontade de ser o dono do seu próprio negócio. O aprendizado aqui tem foco em ensinar o acadêmico a tirar a ideia do papel e transformá-la em realidade.

O mercado tem favorecido muito os empreendedores, especialmente os que possuem uma ideia inovadora. As startups, por exemplo, têm crescido e se destacado em meio às grandes empresas.

Gostou de algumas das áreas compreendidas pelo curso de Administração? Então aproveite a oportunidade e inscreva-se no vestibular!


Postagens Relacionadas