Urgente ou importante? Aprenda organizar seu tempo | Blog Unigran Net

Estudar, trabalhar, organizar a casa, cuidar de nós mesmos e ainda encontrar tempo para se dedicar à família e aos amigos. Às vezes, desejamos que o nosso dia tenha mais de 24 horas. Como isso é impossível, é preciso buscar soluções para melhorar a gestão do tempo. Uma boa dica para essa demanda é saber identificar o que é urgente e o que é importante para nós.

Com planejamento e organização é possível cuidar das tarefas do cotidiano e ainda dedicar um tempo à preparação do futuro que almejamos. Afinal, o tempo passa rápido e precisamos aproveitar as boas oportunidades para garantir o nosso progresso pessoal, intelectual e profissional.

Quer saber como eleger o que é urgente e o que é importante a fim de organizar melhor a sua vida? Então, confira as dicas para otimizar suas tarefas que separamos especialmente para você!

Faça uma lista

Essa é uma ótima maneira de controlar o tempo e organizar o dia a dia de modo a não se esquecer de nenhum compromisso. Nesse propósito, é possível usar ferramentas tecnológicas como tablet e celular para lembrar sobre uma tarefa urgente ou pendências e eleger as prioridades a curto e a longo prazo.

lista de tarefas tempo

Divida o seu tempo

A divisão dos compromissos e das tarefas do cotidiano é uma boa maneira de gerir bem o tempo. Fazendo isso, é possível separar as atividades de acordo com a sua urgência e importância aumentando as chances de cumprimento de todos os compromissos da agenda.

Atente à execução do que é realmente urgente

As tarefas cujo tempo para execução está se esgotando são consideradas urgentes. Essas tarefas, geralmente, surgem de repente e não podem ser previstas, reclamando atenção imediata para o seu cumprimento. Veja alguns exemplos de tarefas urgentes:

tempo tarefas urgentes

Planeje e invista em suas atividades importantes

As tarefas consideradas importantes são aquelas que podem mudar a sua vida para melhor. Sendo assim, elas devem ser consideradas prioridade. Para executá-las com sucesso, é preciso um bom planejamento e o estabelecimento de prazos e metas, além de dedicação e esforço.

Confira alguns exemplos de tarefas importantes:

tempo tarefas importantes

Embora muito importantes, a execução dessas tarefas às vezes é adiada e quando a pessoa dá por si o tempo passou prejudicando sonhos perfeitamente realizáveis. Portanto, vale a pena estar atento às oportunidades que podem concretizar os propósitos de crescimento pessoal, intelectual e profissional.

Mantenha uma rotina de horário para algumas tarefas

Essa é uma boa estratégia para gerenciar e aproveitar o tempo com atividades que agregam valor à vida. É possível, por exemplo, estabelecer um horário para se dedicar às atividades acadêmicas, investindo no futuro. Uma ótima dica é separar um tempo no cotidiano para fazer aquela graduação à distância com a qual você sonha faz tempo.

Reserve tempo para o lazer

É fundamental reservar um tempo para o lazer e para praticar atividades físicas. Caso contrário, a rotina pode se tornar cansativa e tediosa, diminuindo a sua alegria de viver e a produtividade.

Para evitar isso, escolha as opções de lazer que lhe dão prazer, como ler um bom livro, praticar uma atividade esportiva ou assistir a filmes e peças teatrais. Além disso, separe um período para se divertir com amigos e familiares. Dessa forma, as suas energias serão renovadas e a vida parecerá mais leve.

Enfim, saber administrar bem o tempo é o segredo para o sucesso na realização de um projeto de vida. Ao se planejar melhor, você pode até mesmo dividir a frequência de tarefa urgente na sua vida. Além disso, a sensação de dever cumprido agrega satisfação, tranquilidade e paz à existência das pessoas.

Você gostou das nossas dicas para identificar o que é tarefa urgente e o que é tarefa importante? Então, aproveite para acessar outras publicações com dicas e curiosidades que podem incrementar a sua vida!


Postagens Relacionadas