Exatas, humanas ou biológicas: qual área escolher? | Blog Unigran Net

Exatas, humanas ou biológicas? Se você está escolhendo um curso superior, certamente já se viu diante desse tipo de pergunta. Alguns têm a resposta na ponta da língua. Outros precisam pensar um pouco sobre suas afinidades até chegar a uma conclusão.

Em geral, aqueles que já no Ensino Médio gostam de matérias como Matemática, Física e Química se identificam com a área de exatas. Já os que preferem línguas e estudos sociais, como História e Geografia, se dizem de humanas. E os que gostam de estudar os seres vivos se veem inseridos na área de ciências biológicas.

Entretanto, para alguns a resposta para essa pergunta não é tão fácil. Muitas são as dúvidas na hora de escolher um curso superior. Afinal, é comum se identificar também com mais de uma área, o que torna a decisão mais complicada. Pior ainda são aqueles que não se identificam com nenhuma delas, porque não descobriram suas afinidades na escola.

Por isso, separamos este artigo para ajudar você a conhecer melhor seu perfil profissional. Esperamos que, após a leitura, fique mais fácil escolher um curso que tenha a sua cara. Acompanhe!

Exatas, humanas e biológicas: qual a diferença?

Parece óbvia a diferença entre as ciências exatas, humanas e biológicas, não é mesmo? Mas, nem sempre essa distinção está tão clara. Isso porque alguns cursos podem transitar entre mais de uma área. Aliás, isso acontece com mais frequência do que se imagina.

Os cursos de Contabilidade e Economia são exemplos disso. Embora trabalhem com números, essas duas áreas também utilizam muitos conceitos das ciências humanas. O mesmo ocorre com a Biologia, que pode estudar fenômenos biológicos e, ainda assim, trabalhar com cálculos mais complexos.

Por isso, apresentamos a seguir as principais características das três grandes áreas. Lembrando que, essa divisão tem apenas o objetivo de facilitar a compreensão do assunto. Portanto, não há problema algum se você se identificar com mais de uma delas.

Ciências Exatas

exatasO primeiro pensamento que nos vem à mente ao falarmos de ciências exatas são os números, que já trouxeram incontáveis avanços para a sociedade.

Essa área está totalmente relacionada ao raciocínio lógico e aos cálculos. Sendo assim, um estudante de exatas enfrentará uma série de problemas matemáticos pelo caminho. Por isso, é preciso gostar de desafios.

Se você se dá bem com cálculos e tem um perfil decidido, concentrado e focado, as ciências exatas podem ser a sua área. Porém, prepare-se para lidar com muitos números ao longo da vida.

Entre os cursos mais comuns da área de exatas estão:

Ciências Humanas

humanasEm geral, as ciências humanas estudam o indivíduo e a sociedade como um todo. Esta área, portanto, procura compreender os fenômenos sociais por meio de perspectivas históricas e culturais.

Uma das principais características de quem se identifica com essa área é o gosto pela leitura. Além disso, os profissionais de humanas normalmente têm uma boa comunicação e senso crítico apurado.

Se você é uma pessoa questionadora sobre o mundo e sobre as coisas que estão ao seu redor, gosta de ler e de refletir sobre acontecimentos, é muito provável que sua carreira esteja nessa área.

Entre as principais opções de curso estão:

  • Administração
  • Pedagogia
  • Filosofia
  • Letras
  • História
  • Geografia
  • Teologia
  • Serviço Social
  • Comunicação
  • Sociologia
  • Ciências Políticas

Ciências Biológicas

biológicasA grande missão das ciências biológicas é explicar o funcionamento dos seres vivos e do meio ambiente. Em síntese, essa área estuda a vida em suas diferentes formas e toda estrutura que faz a vida ser possível.

Para se tornar um profissional de biológicas, é importante gostar de ler e de pesquisar muito. Dependendo do curso escolhido, é preciso ter habilidade para lidar com animais, com o corpo humano e com a natureza.

Se você reúne essas características, é muito provável que as ciências biológicas sejam a sua área. Por isso, prepare-se para colocar a mão na massa, tanto em laboratórios quanto em atividades de campo.

Entre cursos mais comuns dessa área estão:

Agora que você já conhece as diferenças entre os cursos de exatas, humanas e biológicas ficará mais fácil de escolher qual carreira seguir. No entanto, não se prenda às nomenclaturas.

Escolher as humanas não significa que você não saberá fazer um cálculo. Até porque, é possível se deparar com os números mesmo em um curso que preza pela leitura e reflexão.

Da mesma forma, quem faz cursos de exatas e biológicas muitas vezes se vê diante de questões próprias das ciências humanas, como ética e moral.

Portanto, ainda que você escolha uma dessas áreas, esteja sempre aberto ao que as outras têm a oferecer. Afinal, ciência é isso: uma grande construção coletiva de conhecimento.

Gostou deste artigo? Então, conte para a gente nos comentários com qual dessas áreas você mais se identifica!

Você também pode acessar nosso site oficial e conferir mais sobre nossa instituição, além de todos os cursos de graduação e pós-graduação.



Postagens Relacionadas